Você é casado e tudo o que deseja são momentos sozinho?

  • 20/06/2025
Você é casado e tudo o que deseja são momentos sozinho?
Você é casado e tudo o que deseja são momentos sozinho? (Foto: Reprodução)

Casamento, por essência, é uma aliança de presença: dois indivíduos que escolhem partilhar o amor, caminhar lado a lado, construir uma história, cultivar intimidade.

É legítimo desejar um tempo só. A solitude saudável nos reconecta com quem somos, recarrega energias, nos dá espaço para refletir e despertar para a vida. Mas quando, com o tempo, os momentos de alívio no casamento e os mais aguardados são aqueles longe do outro, longe da rotina compartilhada, algo mais profundo está em jogo.

Talvez o que se perdeu não foi o amor, mas a mutualidade (sinergia, confluência, ligação). Sente como se estivessem junto, mas não exatamente com.

É aí que mora o risco: quando o vínculo permanece, mas a mutualidade se desfaz. Quando a vida a dois vira gestão, escala de tarefas, convivência viciada e exaurida, sem conexão. Quando o casal deixa de ser parceria e se transforma em dois indivíduos com o coração distante e praticando silêncio em cômodos diferentes.

Mutualidade não é apenas fazer junto, é importar-se junto: com os sentimentos, com as fragilidades, com as pequenas alegrias cotidianas e mesmo em meio aos desafios nos dias difíceis. E quando a mutualidade se fragiliza, o relacionamento pode escorregar da parceria para a convivência automática, que já não mais acende corpos, corações e nem orações.

A parceria em mutualidade é mais do que estar ao lado; é sentir-se parte. É compartilhar não só as tarefas, mas os sonhos, as dúvidas, as prioridades, emergências e urgências, falas e escutas, do corpo e da alma.

Quando os momentos de solidão se tornam o que sustenta a sanidade emocional, talvez o que esteja faltando não seja tempo longe — mas presença verdadeira perto. Estar sozinho pode ser um pedido da alma. Mas talvez o desejo não seja apenas de afastar-se... e sim de reencontrar o outro de um jeito novo.

A ideia não é escapar do casamento, mas é despertar e reaprender a estar dentro dele com presença. Com verdade. Com parceria de alma, não só de rotina. A solidão pode ser abrigo. Mas o afeto partilhado… ah, esse é lar.

 

Clarice Ebert (@clariceebert) é psicóloga (CRP0814038), Terapeuta Familiar, Mestre em Teologia, Professora, Palestrante, Escritora. Sócia do Instituto Phileo de Psicologia, onde atua como profissional da psicologia em atendimentos presenciais e online (individual, de casal e de família). Membro e docente de EIRENE do Brasil.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O que dizer da tristeza...

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/clarice-ebert/voce-e-casado-e-tudo-o-que-deseja-sao-momentos-sozinho.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes